sábado, 27 de marzo de 2010

Palavras cavando túneis


Entre nossos livros agora temos dois volumes de Mehr Als Bücher, edição em português/alemão, espanhol/alemão com uma amostra de autores de várias cartoneras latino-americanas.
Ausias Navarro, num surto poético, quase heróico, desbravador de fronteiras, promoveu oficinas, apresentações de poesia e discussões, e contou com Claudia Wente, Timo Berger, Jana Winkel, Miriam Müller, Diana Grothues, Stefan Degenkolbe, que fizeram parte da turma animada de poetas/tradutores que realizaram essa proeza.
As oficinas foram dadas apenas pelo pessoal do Eloísa Cartonera, porque o MINC não concedeu passagem a um representante do Dulcinéia Catadora, convidado a participar do evento...na escala de relevância, cartoneras e catadora não ganham muitos pontos por aqui...
João Filho, Marcelo Ariel, Maicknuclear, Sebastião Nicomedes e Alice Ruiz, autores colaboradores do Dulcinéia Catadora, foram selecionados e tiveram tradução para o alemão, integrando o livro Mehr Als Bücher, montado em julho de 2009, em Berlim, que agora chega às minhas mãos. É isso mesmo, BERLIM!!!
Interessante esse movimento das cartoneras que fura barreiras junto com os imigrantes e aos poucos ocupa tantos territórios. Palavras cavando espaços em outros continentes. Não sei por quê, acabo de me lembrar de um filme em que alemães da Alemanha Oriental cavam um túnel para conseguir passar para o outro lado. E conseguiram!!!
Sorte para vocês aí!

Lúcia Rosa

No hay comentarios:

Publicar un comentario